Pegadas de dinossauros nos Lagosteiros


Há 130 – 136 milhões de Anos, no Cretácico inferior (Hauteriviano), as regiões que vão desde a Ericeira passando por Sintra e Cascais até à região da Arrábida, eram as únicas em todo o território nacional que sofriam influências marinhas.
Mas, ao longo desses seis milhões de anos, o nível do mar foi baixando.
Os calcários recifais, que podemos ver no topo da arriba norte da praia dos Lagosteiros formados num ambiente de mar aberto, passam a calcários mais argilosos, margas (calcários com 35 a 60% de argila) e arenitos, formados numa zona litoral, sob influência das marés.
É nestes estratos de cor castanho/amarelado,  contendo fosseis de bivalves, gastrópodes, algas, entre outros, que também se encontram as pegadas de dinossauros conhecidas por
Jazida de Icnofósseis dos Lagosteiros.

Jazida de Icnofósseis dos Lagosteiros.
Vista geral da Jazida dos Lagosteiros com a Jazida da Pedra da Mua em segundo plano.


Esta jazida apresenta vários tipos de trilhos  que diferem entre si.

Jazida dos Lagosteiros - trilho "1" - pertencente a um dinossauro bípede.


O trilho mais visível na jazida dos Lagosteiros, vamos chamar-lhe trilho "1", pertence a um dinossauro bípede.
Com cerca de 50 metros de comprimento, apresenta 30 impressões com uma forma arredondada, onde não é possível distinguir a morfologia do pé.
Geralmente, este tipo de pegadas não definidas são a marca que a pressão da pata do dinossauro  provocou  no extracto inferior ao da superfície que ele pisou, e a que se dá o nome de subimpressão ou pegada-fantasma.
Este trilho está interrompido por detritos, ficando assim separado em duas zonas: uma com catorze e a outra com dezasseis impressões.

Pegadas Lagosteiros - A
Trilho "1" - zona mais a Norte - com algumas pegadas assinaladas a sombreado (em baixo da imagem)


As medidas destas pegadas, e não podemos esquecer que se trata de subimpressões, têm em média
48 cm de comprimento por 45 cm de largura e a distância percorrida pelo mesmo pé (passada) é em média de 1,95 m.

Monumento Natural dos Lagosteiros - trilho
Trilho "1" - zona mais a Norte


O dinossauro que produziu estas pegadas teria cerca de 2,70 m de altura do pé à anca e andaria a uma velocidade lenta estimada em 2,60 Km/h.

pegadas dinossauro bipede
Trilho "1" - zona mais a Sul - com algumas pegadas assinaladas a sombreado (em baixo da imagem)


As pegadas estão dispostas quase em linha recta, ou melhor, o ângulo formado por três pegadas sucessivas - ângulo de passo - é, neste caso, de 155º  estando dentro dos valores atribuídos para os dinossauros bípedes (ângulo de passo de 150 a 180º).
Pode-se pois especular que estes dinossauros seriam do tipo Iguanodontídeos, um grupo de dinossauros herbívoros bípedes, muito abundantes no Cretácico, e que deixaram impressões semelhantes em outras jazidas.

pegada dinossauro iguanodontideo
Pormenor de pegadas do trilho "1" 


Um outro trilho a que chamaremos trilho "2" é constituído por dois conjuntos de pegadas.
Um conjunto apresenta três impressões muito pouco perceptíveis, também atribuídas a um dinossauro bípede, que de deslocaria a uma velocidade baixa.

pegadas e cauda de iguanodonte
Trilho "2"
pés e cauda de Iguanodon assinalados a sombreado


O outro conjunto representa, segundo alguns autores, o que poderão ser as marcas deixadas por um Iguanodon em repouso: duas impressões paralelas que medem cerca de 45 cm de comprimento e 40 cm de largura, que corresponderiam às patas traseiras do dinossauro; e uma outra, com um comprimento de cerca de 1,30 m e 35 cm de largura, que seria a marca da cauda pousada no chão.

Pormenor das pegadas dos pés do Iguanodon - trilho "2"


O trilho a que chamaremos trilho "3", pertence a um terópode e está inserido numa zona mais inclinada junto à arriba, onde existem outras pistas com pegadas tridáctilas (com três dedos) juntamente com pistas de impressões arredondadas atribuídas a juvenis.

Laje com os trilhos de terópodes

Trilho "3" de dinossauro terópode
pegadas assinaladas na imagem ao lado

Em algumas destas impressões são bem visíveis as marcas de três dígitos pontiagudos em que o dedo central está ligeiramente curvado para o interior da pista, notando-se por vezes a marca de garras.

Com valores médios de 30 cm de comprimento e 24 cm de largura, estas pegadas apontam para um dinossauro com 1,45 m do pé até à anca.

pegada monumento lagosteiros
Pegada de terópode no trilho "3"

Foram atribuídas a dinossauros carnívoros do tipo Megalosauros, sendo que este trilho tem a particularidade de registar a velocidade mais rápida para um terópode em Portugal - 14 Km/h.
O terópode deslocava-se a trote.

pegada dinossauro laje lagosteiros
Pegada de terópode no trilho "3"


Chegar à jazida é fácil, basta seguir mais uns metros para o lado do mar, após o miradouro de onde se observam as pegadas da Pedra da Mua.

A Jazida de Icnofósseis dos Lagosteiros foi classificada em 7 de Maio de 1997 como
Monumento Natural dos Lagosteiros. 





CLIQUE na imagem acima e veja o video desta Jazida no YouTube




Bibliografia:

Dinossáurios Eocretácicos de Lagosteiros

Comentários