Pegadas de dinossauros na Serra da Pescaria


Esta Jazida, conhecida como da Serra da Pescaria mas também como Jazida de Famalicão, apresenta duas pistas com pegadas de dinossauros, numa enorme laje muito inclinada (cerca de 70º para Oeste).

Esta laje, formada por margas, um tipo de calcário com 35 a 60% de argila, com 155 milhões de anos (Jurássico final, Kimmeridgiano), além de muitos vestígios de tocas produzidas por invertebrados aquáticos, provavelmente crustáceos, apresenta restos de moluscos bivalves o que sugere um ambiente de estuário.


Na pista mais próxima da estrada (Pista 1), é visível um conjunto de pegadas, quase em linha recta, que representa o lado esquerdo da pista de um saurópode, composta por pegadas maiores (impressões dos pés) atrás de pegadas mais pequenas (correspondentes às impressões das mãos).

As pegadas do lado direito do animal, são menos profundas e pior preservadas, pelo que muito dificilmente se conseguem distinguir.


Pista 1 - Pista com pegadas dos membros esquerdos de um saurópode.
O animal deslocava-se no sentido de baixo para cima da imagem.


Pista 1
Pegadas maiores (impressões dos pés) atrás de pegadas mais pequenas (impressões das mãos)

Na segunda pista (Pista 2), cerca de 100 m para a direita, as impressões são pouco profundas e estão mal preservadas. 

Algumas destas pegadas, de forma oval, com cerca de 45 cm de diâmetro, fazendo entre si ângulos com cerca de 90º, são atribuídas às impressões dos pés dos sauropodes. 

As impressões das mãos são menos visíveis,  talvez devido à erosão.

Pista 2

Pista 2


Esta jazida, próxima da Nazaré e de São Martinho do Porto, é de acesso muito fácil, pelo que,

verifique a sua localização no fim deste post 

e visite-a.



Comentários