Pegadas de dinossauros - Algar dos Potes


A Jazida de pegadas de dinossauros de Algar dos Potes em Pé da Pedreira - Alcanede, está localizada na área abrangida pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.  

Jazida de pegadas de dinossauros de Algar dos Potes

Não muito longe da Jazida de Vale de Meios, os calcários onde se encontram estas pegadas também pertencem ao Jurássico médio, mais propriamente ao Batoniano, com uma idade de 168 Milhões de anos.



Algar dos Potes tracksite


Por esta altura, os dinossauros, que surgiram no Triássico, já estavam tremendamente diversificados dominando os ecossistemas terrestres.

O problema que surge quando se tenta compreender a sua evolução é que, até hoje, só foram recolhidos restos esqueléticos de dinossauros pertencentes a três intervalos de tempo:
Triássico final - Jurássico inicial,
final do Jurássico superior
e final do Cretácico superior.

Surgem assim lacunas no tempo em que o seu estudo se baseia apenas no registo icnológico, ou seja, nas impressões  fossilizadas das patas - as pegadas ou icnitos.

Dinosaur footprint portugal

Essa é uma das razões pelas quais as Jazidas de pegadas de dinossauros do Jurássico médio são de extrema importância para o estudo destes gigantes que povoaram a Terra.

Dinosaur footprint in Serras de Aire e Candeeiros Natural Park

A laje de Algar dos Potes ficou exposta, também ela, devido à actividade extractiva de uma pedreira, e onde sobraram apenas cerca de 60 pegadas de grandes dimensões, das muitas mais que provavelmente existiriam.

Estas pegadas com três dedos (tridáctilas) são atribuídas a dinossauros terópodes semelhantes a Megalosaurus.

theropod footprint in PNSAC - Portugal

O comprimento das pegadas varia entre 47 e 63 cm e o seu grau de preservação pode ser considerado bom.

pegadas de dinossauros de algar dos potes

 Algar dos Potes - pegada

Contrariamente ao que podemos observar em Vale de Meios em que a maioria dos trilhos apresentam uma direcção preferencial, em Algar dos Potes as pegadas não apresentam evidências de trilhos, dando mais a ideia de que os dinossauros andariam por aqui sem um rumo certo ou quem sabe esta poderia ser uma zona de caça...

dinossauros teropodes algar dos potes

Em muitos blocos que se encontram nas imediações é possível observar os contra-moldes das pegadas, ou seja, a impressão que ficou na camada se sedimentos que cobriu e "preencheu" as cavidades produzidas pelas patas no solo. 

contramolde pegada
Contra-molde de pegada  - Algar dos Potes


Por todo o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, mas em especial nesta zona de Pé da Pedreira, olhos mais atentos conseguem detectar nas lajes expostas, algumas pela actividade das pedreiras, muitas pegadas isoladas de terópodes e saurópodes, o que demonstra que esta zona do Maciço Calcário Estremenho, estaria repleta destes gigantes do Jurássico.

Uma das muitas pegadas que aparecem espalhadas por todo o PNSAC






CLIQUE na imagem acima e veja o video desta Jazida no YouTube




Comentários